Pix por aproximação: saiba como funciona a nova modalidade
O lançamento do pix por aproximação para todos os bancos está programado para 28 de fevereiro de 2025
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, apresentou o funcionamento do Pix por aproximação na tarde desta segunda-feira (4). A tecnologia vai funcionar primeiramente para os usuários com o sistema Android em seus celulares. Para todas as pessoas, até fevereiro do ano que vem.
Os pagamentos vão ser realizados com a aproximação do celular ao terminal de pagamento, usando contas bancárias cadastradas à Carteira do Google. O recurso é ativado a partir da tecnologia NFC (Near Field Communication).
"Todos os usuários poderão usar a tecnologia". A tecologia para o Pix por aproximação foi liberada pelo Banco Central em agosto deste ano, no entanto, apesar de dizer que todos, até fevereiro de 2025, poderão usar a nova forma de pagamento, no momento, só usuários do sistema Android com recurso de NFC (Near Field Communication) serão contemplados.
Até o momento, o pix por aproximação via Google está disponível apenas para clientes PicPay e C6. Nas próximas semanas, também para clientes Itaú.
O lançamento do pix por aproximação para todos os bancos está programado para 28 de fevereiro de 2025.