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Terceirizados da central telefônica do INSS paralisam atividades na Bahia

Manifestantes dizem que salários são pagos com atraso há pelo menos seis meses

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia


Funcionários de uma empresa de telecomunicações que terceiriza serviços ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia interromperam as atividades e fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (8), em Salvador. Os servidores do órgão já estão em greve há 12 dias e decidiram manter a mobilização após assembleia realizada na quinta-feira (7).

O ato aconteceu na sede da empresa, no bairro Caminho das Árvores. Os trabalhadores gritaram cânticos de ordem para cobrando a regularização dos salários, que há seis meses é pago com atraso.

“Já temos meses atrasando o recebimento e aqui a gente só é cobrado. O INSS para, então a gente também vai parar”, disse uma das funcionárias, que não teve nome divulgado.

O grupo alega que neste mês o salário deveria ter sido debitado até quarta-feira (6). Entretanto, ainda não consta na conta corrente.

“Eles dizem que há inconsistência no banco e não resolvem o problema. Desde o ano passado é assim. Se não entrar o salário, vamos continuar parados. É muito difícil porque a gente só é cobrado, o tempo inteiro, mas não tem direito ao básico, que é receber em dia”, comentou a funcionária.

Segundo o INSS, o atendimento telefônico via número 135 é prestado por três centrais: uma em Salvador, e outras nas cidades pernambucanas de Recife e Caruaru. Em caso de intercorrência com alguma central, as ligações são automaticamente encaminhadas para as demais, com objetivo de não prejudicar o atendimento.

Ainda de acordo com o instituto, além do atendimento pela unidade telefônica, o usuário pode buscar atendimento online no portal do órgão ou pelo aplicativo "Meu INSS". Sobre as queixas dos funcionários da empresa terceirizada, o órgão não se manifestou.

A Tel informou que o salário dos funcionários atrasou por conta de um erro no sistema. Conforme a empresa, é algo pontual e já está sendo resolvido, com previsão de ser solucionado entre esta sexta e a próxima segunda-feira (11). Ainda segundo a companhia, a situação aconteceu em duas unidades da Tel e os funcionários de outros pontos receberam os pagamentos normalmente.

Os servidores do INSS se reuniram em assembleia, na quinta-feira (7), em frente a agência da Previdência Social de Brotas, e decidiram seguir com a greve, que já chega ao 12º dia nesta sexta-feira (8). Na ocasião, o grupo redigiu uma carta e pretende entregá-la aos deputados federais baianos na semana que vem.

A categoria reivindica reajuste salarial de 19,9% e diz que há três anos não ocorre correção nos vencimentos dos trabalhadores. Além disso, solicitam a realização de concurso para suprir o déficit de pessoal e melhoria nas condições de trabalho.

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