Previsão indica semana de calor em Salvador, confira
Temperatura deve subir pelo menos 5° a mais que o normal por influência do El Niño
Foto: Reprodução/ Alô Alô Bahia
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para pelo menos 12 estados do país sobre a onda de calor que deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios das regiões costeiras do Brasil, fazendo a temperatura subir cerca de 5º a mais do que o normal.
Entre os estados estão: Mato Grosso, Pará, Rondônia e Bahia, sendo os municípios mais atingidos Coco, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada e São Desidério. O aumento na temperatura represensa um risco à saúde de moradores.
O Instituto explica que o aumento da temperatura é natural do período do ano, mas que é intensificado pela proximidade com o fenômeno El Niño, que aquece as águas dos oceanos, tornando as regiões costeiras mais quentes.
Segundo o portal Alô Alô Bahia, um estudo pelo Instituto europeu Copernicus, indicou que 2023 terminará sendo o ano mais quente em 125 mil anos. Somente em outubro, as temperaturas chegaram a subir cerca de 0,85º a mais que o normal, sendo que em outubro de 2022 essa taxa foi de 0,40º.