Novembro de 2024 já o mais chuvoso da história de Salvador desde 1961
Diversos pontos da cidade estão alagados por conta da chuva
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Salvador registrou em novembro de 2024 um volume de chuvas de 319 mm, quase três vezes a média histórica para o mês, que é de cerca de 108 mm. Este é o novembro mais chuvoso dos últimos 63 anos, superando os índices de precipitação registrados desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os temporais têm provocado uma série de desastres, incluindo deslizamentos de terra e alagamentos em diversos bairros da cidade.
Nesta quarta-feira (27), Saramandaia foi um dos locais mais afetados, com deslizamentos de terra que resultaram em uma morte e quatro feridos. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, até as 16h, foram registradas 113 ocorrências de desastres na capital baiana, com o bairro da Liberdade sendo o mais atingido, com 27 registros.
A Codesal está em alerta máximo e acionou todas as 14 sirenes de emergência da cidade entre terça e quarta-feira. Moradores de áreas de risco estão sendo orientados a deixar suas casas e buscar abrigos seguros devido ao risco iminente de novos deslizamentos e desabamentos.