Desalojados por chuvas na BA passam de 5 mil; governo diz que recuperará cidades
Acompanhado de ministros, Jerônimo Rodrigues (PT) sobrevoou municípios das regiões sul e extremo sul na segunda-feira (25)

Foto: Rafael Martins/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (24) que o Estado vai recuperar a infraestrutura de cidades do sul e extremo sul da Bahia atingidas por temporais nos últimos dias. A declaração foi dada após sobrevoar os municípios de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália.
“Sobrevoamos a região e vimos os estragos causados pelas fortes chuvas. Viemos prestar nossa solidariedade e fizemos o combinado de continuar juntos, nesse momento de emergência e depois para a recuperação dos pontos necessários, tanto na cidade quanto na zona rural”, disse o governador Jerônimo Rodrigues. Segundo ele, a Conder, junto com a engenharia da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, vai elaborar o projeto para a recuperação da região.
Há pelo menos 16 pessoas desabrigadas, 5.096 desalojadas e outras 412 afetadas em decorrência dos efeitos diretos dos alagamentos, aponta balanço mais recente da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Jerônimo esteve acompanhado dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos.
Rui Costa informou que as famílias que não tiverem condições de voltar para suas casas deverão ter acesso ao aluguel social e, posteriormente, a prefeitura — em parceira com o Estado e o governo federal — vai construir e entregar novas casas, como as que foram autorizadas nesta segunda (24), em Itabuna, para os moradores afetados pelas chuvas de 2021.
População atingida
Ao todo, 24 municípios foram atingidos pelos temporais. Destes, quatro estão com decreto de Situação de Emergência (SE): Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte e Porto Seguro. As demais cidades afetadas pelas chuvas são: Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.
Até a manhã desta segunda (24), a Sudec já havia enciado sete caminhões com donativos de kits humanitários para atender às populações, incluindo as comunidades indígenas, dos municípios que se encontram em situação de emergência. Ao todo, foram encaminhadas 26 toneladas de alimentos, oito mil litros de água mineral, mil colchões, mil cobertores e 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas.
Resgate de vítimas
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) permanece atuando nas regiões sul e extremo sul. Os agentes também entregaram donativos às vítimas da chuva. Os moradores das regiões ainda estão recebendo auxílio no atendimento pré-hospitalar (APH).
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou seis ocorrências em rodovias baianas, em decorrência das chuvas que ocorrem desde 21 de abril de 2023. Deste total, dois pontos estão com tráfego em meia pista e outros quatro já foram totalmente liberados. Segue relação dos trechos de rodovias baianas e pontes que estão com tráfego em meia pista e/ou liberado.