Estudante da UFBA preso por assédio no metrô alegou problemas psiquiátricos
Defesa argumenta que jovem tem histórico de saúde mental e estava sem medicação no momento do incidente
Foto: Redes sociais
Raul Leal, um estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi preso na quarta-feira (14), após ser acusado de assédio na estação Bonocô do metrô de Salvador. O jovem de 24 anos foi flagrado em vídeo, supostamente tocando a vítima, uma mulher de 21 anos, enquanto ela descia a escada rolante. A situação gerou revolta e levou à intervenção da população, que agrediu Raul antes da chegada da Polícia Militar.
A defesa de Raul Leal alega que o estudante possui um histórico de problemas psiquiátricos e que a situação seria um “caso isolado” exacerbado pela falta de medicação. Segundo o advogado Arí Guarisco, Leal foi internado compulsoriamente no final do ano passado devido a um surto, e estava sem a medicação necessária nos dias que antecederam o incidente. A defesa espera que ele possa responder em liberdade, apresentando documentos que comprovam sua condição de saúde mental.
Atualmente detido na Central de Flagrantes, Raul Leal enfrentará uma audiência de custódia nesta sexta-feira(16). A CCR Metrô Bahia condenou o assédio e reforçou a importância de acionar os agentes de segurança em casos semelhantes.