NotíciasCidadeENEM 2021: Jovem se atrasa para a prova por estar amamentando e comove internet

ENEM 2021: Jovem se atrasa para a prova por estar amamentando e comove internet

Seria a segunda vez que Débora faria a avaliação, caso tivesse conseguido entrar a tempo

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/GloboNews

Em dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é surpresa ver algumas pessoas chegando atrasadas. Todo ano tem alguém que chega alguns minutos depois e alguns internautas chegam a fazer piadas com isso, chamando até de 'Show dos atrasados'. Contudo, neste domingo (21), o atraso de uma jovem não divertiu a internet.

 Débora é de Recife, cidade pernambucana. Ela chegou um pouco atrasada para a avaliação e não conseguiu entrar na escola. Ao ser entrevistada, a moça explicou que se atrasou por motivo de força maior: "Eu tenho um bebê de cinco meses e ele mama. Aí, por conta da alimentação, que eu demorei".

A jovem mãe também contou, emocionada, que era a segunda vez que ela prestaria o vestibular. Contudo, ela não conseguiu alcançar a nota do curso desejado e tentaria de novo: "Da última vez que eu fiz, eu tirei uma nota que era 700 e pouco, mas eu não consegui, porque eu não tive tempo de estudar tanto".

A partir desse relato, muitas pessoas se emocionaram e desejaram coisas positivas para Débora: "Realidade de muitas mãezinhas que não tem apoio. É, realmente, o mundo é para os mais fortes. Força aí amiga, na próxima você passa com nota máxima. Que Deus te abençoe!", escreveu um homem. Uma mulher sugeriu: "Cadê as faculdades que não vêem isso e a presenteiam com uma bolsa? Isso dói demais de ver". Outra lamentou: Ai, gente. Isso é de cortar o coração".

Lactantes e o Enem 

O que pouca gente sabe é que a situação poderia ter sido diferente e a  jovem Débora poderia ter realizado a prova neste domingo.

As mulheres lactantes têm o direito de fazerem a prova com o tempo adicional de 60 minutos para ficar com o bebê. Contudo, o filho precisa passar restante do tempo com um acompanhante em uma sala separada.

Poucas mães sabem disso, mas no momento de inscrição é possível especificar a situação para receber o tratamento indicado durante a avalição.

Tags

Notícias Relacionadas