Desfile da Independência do Brasil atrai milhares pessoas em Salvador
Com programação extensa no Centro da cidade, tradicional desfile
Foto: Domingos Júnior / Varela Net
Milhares de baianos já comparecem ao Centro de Salvador na manhã nesta quarta-feira (7), para acompanhar o Desfile Cívico Militar do Sete de Setembro e celebrar os 200 anos da Independência do Brasil. As ruas estão sendo tomadas por crianças e adultos que acompanharam a passagem das tropas militares e fanfarras estudantis, na cerimônia que marca o retorno após um hiato de dois anos por conta da pandemia da Covid-19.
O tradicional desfile acontece na Avenida Sete de Setembro, com concentração das tropas, escolas e populares, desde às 6h, passando pelo Corredor da Vitória, Rua da Graça e Ladeira da Barra. Além destas entidades, o Varela Net também está presente no evento e conversou com populares presentes no local a respeito da retomada da cerimônia.
"Eu acho interessante que [o desfile] volte, é importante culturamente, historicamente, que a gente possa passar pra o nossos filhos, e poder lembrar de todos os fatos que aconteceram. Eu acho muito importante, politicamente eu não vou opinar muito não, mas que quem vencer venha pra fazer sempre o melhor por nós", afirmou o maranhense Derick Gama.
Neste primeiro momento do desfile, ocorre revista à tropa com as autoridades militares, que vão receber as autoridades civis, como o governador Rui Costa (PT) e o prefeito Bruno Reies (UB).. Depois está programado o hasteamento do Pavilhão Nacional às 08h45, e o Desfile Cívico Militar, no trecho compreendido entre a Praça 2 de Julho e a Praça Castro Alves, com início previsto para 9h, na seguinte sequência inicialmente: Comandante da Tropa, Estado-Maior Conjunto, Bandeiras Históricas, tropas da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal.
Sentimento de patriotismo
O Dia da Independência é celebrado anualmente em todo o território nacional, conforme a Lei nº 5.571, de 28 de novembro de 1969, por meio do Ministério da Educação, em coordenação com as Secretarias de Educação dos Estados e com as Prefeituras Municipais. Segundo as Forças Armadas da Bahia, a data é extremamente relevante: é exaltado o sentimento de patriotismo, o culto às tradições nacionais, o espírito de união e a solidariedade do povo brasileiro, bem como o fortalecimento da independência e o amor incondicional a este país.
Leia também:
Confira a lista do que abre e do que fecha neste feriado de 7 de Setembro
Salvador: Comemorações ao 7 de setembro alteram trânsito no Centro da cidade