No último dia do ano, 124 brasileiros deportados dos EUA chegam ao Brasil
Programa do governo repatriou mais de 3 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade dos EUA

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
No último dia do ano de 2025, na quarta-feira (31), o governo brasileiro realizou mais uma operação de acolhimento humanitário para os brasileiros repatriados dos Estados Unidos.
A bordo do voo estavam 124 pessoas, que pousaram por volta das 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MS). As informações foram divulgadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Segundo os dados oficiais divulgados, o programa "Aqui é Brasil" já realizou 37 operações, garantindo o retorno de mais de 3 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade. O número supera o registrado em 2024, quando cerca de 1,6 mil pessoas foram repatriadas. Todos os brasileiros acolhidos vieram exclusivamente dos Estados Unidos, de acordo com o governo.
O ministério destacou ainda que os repatriados que possuíam familiares no local ou optaram por seguir viagem diretamente também receberam apoio no próprio aeroporto.
Ao todo, já foram repatriados 108 homens desacompanhados e 15 mulheres desacompanhadas. No desembarque havia ainda um homem procurado pela Justiça, totalizando 124 pessoas. A faixa etária predominante foi a de 40 a 49 anos, com 50 pessoas, seguida pelos grupos de 18 a 29 anos (35) e de 30 a 39 anos (24).
As repatriações ocorrem em decorrência do cumprimento de metas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O “Aqui é Brasil” é um programa de acolhimento humanitário coordenado pelo MDHC, em parceria com outros órgãos federais, como os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


