Moraes revoga bloqueio das redes sociais de Monark
As contas do apresentador estavam fechadas há 18 meses
![](https://api.varelanet.com.br/fotos/varela_noticias/63405/FOTO_NOTICIA_2.jpg?v=87af4a0752e99f8239ecdce172bb22d2)
Foto: Reprodução/Youtube
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou, nesta sexta-feira (7), o uso dos perfis do influenciador Bruno Aiub, popularmente conhecido como Monark, em 17 diferentes plataformas digitais. Monark, que atualmente vive nos Estados Unidos, havia perdido as contas por determinação de Moraes. O ex-apresentador é investigado por possível incitação ao crime por meio das redes sociais.
Na decisão desta sexta, o magistrado afirmou que o atual estágio das investigações permite que os perfis sejam devolvidos. O ministro, entretanto, determinou a retirada das publicações que originaram a ação da Justiça, com multa de R$ 20 mil, caso Monark volte a publicar conteúdos na mesma linha.
As contas estavam bloqueadas desde junho de 2023. Moraes havia determinado que o apresentador se abstivesse de fazer "publicação, promoção, replicação e compartilhamento de notícias fraudulentas (fake news)" sobre a atuação do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e estipulou multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento na época.
"No atual momento da investigação, entretanto, não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais, devendo, somente, ser excluída as postagens ilícitas que deram causa a decisão judicial", diz trecho da decisão.