NotíciasBrasilMonark retorna às redes sociais após decisão de Alexandre de Moraes reverter bloqueio por Fake News

Monark retorna às redes sociais após decisão de Alexandre de Moraes reverter bloqueio por Fake News

Ministro do STF reverte bloqueio de redes sociais de Monark, mas impõe multa e exige exclusão de postagens ilegais

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Divulgação / Gustavo Moreno-STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na última sexta-feira (7), o desbloqueio das redes sociais do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, mais conhecido como Monark. O influenciador é investigado no STF sob a acusação de disseminação de “notícias fraudulentas” sobre as eleições.

Apesar de permitir o retorno de Monark às redes sociais, o ministro impôs uma multa de R$ 20 mil caso haja reincidência e determinou a exclusão de postagens consideradas ilegais.

Os bloqueios anteriores foram decididos após a constatação, em um relatório do setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido por Moraes, de que Monark continuava a publicar vídeos em novas contas, mesmo após a ordem inicial de bloqueio.

Além do bloqueio das redes sociais, o influenciador teve suas contas bancárias bloqueadas, e a monetização de seus canais foi suspensa.

A defesa de Bruno Aiub argumenta que o inquérito aberto contra o influenciador é ilegal, pois considera a divulgação de fake news como um crime, enquanto acreditam que a conduta deveria ser tratada como uma questão cível, sem justificar as duras medidas contra o influenciador.

Atualmente, Monark reside nos Estados Unidos.

Tags

Notícias Relacionadas