Ministro do STJ faz piada xenofóbica contra o povo baiano
Em sessão, Ministro João Noronha, fez piada desnecessária para colegas que caíram na gargalhada

Foto: Roberto Jayme/ASICS/TSE
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, protagonizou um momento desnecessário em sessão virtual na terça-feira (18). A situação foi uma piada de cunho xenofóbico contra os baianos. Em gravação, o magistrado fez alusão a “lentidão” do povo baiano quando brincava com outro ministro, o cearense Raul Araújo, quando disse que deixou de jogar basquete após lesionar o menisco.
“Você já sabe né, baiano que joga basquete. Dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil que quando ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado [risos]. Os baianos que me perdoem, têm uma simpatia enorme. Não me expulsem de lá porque eu adoro acarajé”, disse Noronha.
Após a piada, os outros ministros da sessão caíram na gargalhada e o ministro Araújo, inclusive, esclareceu que é nascido em Fortaleza. Acompanhe o momento:
O ministro do STJ, João Otávio de Noronha fez uma piada sobre a famigerada “preguiça baiana”. A brincadeira foi durante a sessão, na quarta-feira (19).
— Wagner Ferreira (@wagnerpress) March 20, 2025
“..baiano, que joga basquete, dizem que é tão ágil, tão ágil, que quando arremessa a bola na cesta, ela só cai no sábado” pic.twitter.com/4SNKHi5jWF