INSS inicia pagamento de aposentados e pensionistas nesta segunda (25); saiba mais
Depósitos ocorrerão em dias úteis, seguindo um calendário que se estende até o dia 6 de dezembro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Começa nesta segunda-feira,(25), o início do pagamento da folha referente ao mês de novembro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os depósitos ocorrerão em dias úteis, seguindo um calendário que se estende até o dia 6 de dezembro, dependendo do número final do cartão de benefício, sem contar o último dígito verificador que aparece após o traço.
Os beneficiários do Rio Grande do Sul continuarão a receber suas parcelas no primeiro dia do cronograma, enquanto perdurar a situação de calamidade pública na região, em decorrência das inundações que afetaram o estado em maio deste ano.
Para os demais beneficiários, aqueles que têm rendimento de até um salário mínimo serão pagos primeiro. Os beneficiários cujo cartão termina em 1 receberão o pagamento no dia 25 de novembro, e assim por diante, até que os que possuem cartão com final 0 recebam no dia 6 de dezembro.
Para aqueles que recebem um valor superior ao salário mínimo, os créditos serão realizados em 02/12 para os beneficiários com final de cartão 1 e 6. No dia 03/12, os que possuem cartão com final 2 e 7 receberão, e na data seguinte, em 04/12, será a vez dos cartões com final 3 e 8. Já os cartões final 4 e 9 terão os créditos em 05/12, e por último, no dia 06/12, os beneficiários com cartão final 5 e 0 serão contemplados.
Caso ocorra um feriado, seja municipal, estadual ou federal, o pagamento será feito no próximo dia útil. Os beneficiários têm até o final do mês seguinte, aproximadamente 60 dias após a liberação do valor, para realizar o saque. Se o beneficiário não efetuar o saque nesse intervalo, os valores voltarão ao INSS.
Mensalmente, o INSS disponibiliza aproximadamente 40 milhões de benefícios assistenciais e previdenciários. No mês de outubro, foram pagos 28.279.547 benefícios correspondentes a um salário mínimo, enquanto os que ultrapassam esse valor totalizaram 12.365.818 benefícios.