Governo Lula vai lançar streaming apenas com filmes nacionais
Ideia do Ministério da Cultura foi impulsionada pelo sucesso do filme "Ainda Estou Aqui"
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Governo Federal planeja o lançamento de uma plataforma de streaming estatal para o segundo semestre deste ano. A plataforma irá veicular apenas produções brasileiras. A ideia vem sendo debatida por representantes do Ministério da Cultura durante a Mostra de Cinema de Tiradentes.
A iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAV) é disponibilizar conteúdos entre curtas, médias e longas-metragens, trazendo um repertório importante da cinematografia brasileira, em diferentes linguagens, formatos e estéticas.
Segundo o Ministério da Cultura, comandado pela ministra Margareth Menezes, serão investidos R$ 4,2 milhões no edital da iniciativa, que prevê o licenciamento de 447 obras audiovisuais para compor o catálogo do projeto, que ainda não tem um nome definido.
O projeto também pretende "democratizar o acesso às produções nacionais, além de enriquecer o panorama do consumo de produções audiovisuais brasileiras e garantindo que a cultura do país seja acessível a todos”.
A plataforma teria como inspiração outros serviços de “video on demand”, como Netflix, Prime Video, Globoplay, Max e Disney+, mas disponibilizando conteúdos gratuitos e com produção 100% brasileira.