Governo dos EUA orienta americanos sobre segurança no Carnaval brasileiro
Comunicado sugere que os viajantes se mantenham vigilantes, evitem andar sozinhos, principalmente à noite
![](https://api.varelanet.com.br/fotos/varela_noticias/63374/FOTO_NOTICIA_2.jpg?v=8839dbc87638debf4845619c77909fd9)
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O governo dos Estados Unidos divulgou um aviso aos cidadãos americanos que pretendem passar o Carnaval no Brasil, recomendando uma série de medidas de segurança. O comunicado sugere que os viajantes se mantenham vigilantes, evitem andar sozinhos, principalmente à noite, e tomem cuidados como manter as janelas dos veículos fechadas, não usar joias de valor e evitar carregar grandes quantias de dinheiro.
Além disso, o alerta destaca que os turistas devem se manter distantes de favelas, mesmo durante festas de rua e blocos de Carnaval. O governo alerta sobre o risco de golpes envolvendo drogas, especialmente em encontros em bares ou através de aplicativos de namoro, onde criminosos podem drogar e roubar suas vítimas. Também é recomendado que não aceitem bebidas de estranhos.
O comunicado ainda reforça a importância de confiar nos instintos, priorizar a segurança pessoal e viajar sempre em grupos ou acompanhados. “Não resista fisicamente a tentativas de roubo, pois os criminosos costumam estar armados. Sua vida vale muito mais do que seus bens materiais”, orienta o aviso.
Esse tipo de alerta é uma prática comum do Departamento de Estado dos EUA, divulgado por meio de suas embaixadas no exterior. Contudo, o que chama atenção neste caso é o fato de o aviso ser emitido em um momento em que há situações de guerra, perseguições ou violência extrema em outras partes do mundo.