NotíciasBrasilGolpistas utilizam IA para criar imagens falsas de Carolina Ferraz e outras atrizes

Golpistas utilizam IA para criar imagens falsas de Carolina Ferraz e outras atrizes

Perfil de tiktok utiliza imagens das famosas para aplicar o golpe criminoso

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Reprodução/Redes sociais

Um perfil no TikTok chamado Rosto de Boneca, com mais de 62 mil seguidores e meio milhão de curtidas, está se utilizando de Inteligência Artificial (IA) para criar vídeos falsos com as imagens e vozes de atrizes famosas acima de 40 anos. O objetivo é enganar e atrair mulheres desinformadas, aproveitando-se da credibilidade e estética dessas figuras públicas para divulgar golpes.

Nas publicações, as atrizes aparecem dizendo que abandonaram a carreira devido a problemas de pele e, com isso, promovem um "produto milagroso" como solução para esses problemas estéticos. Entre as artistas "recriadas" estão nomes como Carolina Ferraz, Flávia Alessandra, Glória Pires, Juliana Paes e Vera Fischer.

O "produto" anunciado é um suplemento de colágeno que promete acabar com rugas e flacidez facial. Além disso, os golpistas alertam os consumidores sobre a venda de imitações, orientando que a compra seja feita exclusivamente pelo site oficial, pois afirmam que o produto não está disponível em lojas físicas.

Nos comentários dos vídeos, muitos usuários acabam acreditando nas promessas e pedem mais detalhes sobre a suposta solução. No entanto, essa não é a primeira vez que fraudes desse tipo acontecem na plataforma. Em dezembro de 2023, o programa Fantástico já havia noticiado sobre esse tipo de crime digital.

Esse golpe não só envolve fraude financeira, mas também o uso indevido de imagens de pessoas públicas, com o intuito de enganar e manipular os consumidores, tudo isso disseminado por meio das redes sociais.

Tags

Notícias Relacionadas