NotíciasBrasilComo as câmeras corporais podem auxiliar na segurança do policial e da população

Como as câmeras corporais podem auxiliar na segurança do policial e da população

Casos recentes de violência policial em todo o Brasil, acenderam alerta para a população

| Autor: João Victor Soares

Foto: Alan Dantas/Ascom SSP

Nos últimos meses do ano de 2024, casos de violência policial em todo o Brasil ganharam repercussão nacional e geraram debate entre autoridades e entidades de direitos humanos. Diversas ocorrências foram gravadas por testemunhas, servindo de prova para as investigações. Os vídeos compartilhados ligaram o alerta para a violência policial que acomete o país.

Com o alto número de vídeos compartilhados por populares, muito se questiona sobre o uso de câmeras corporais por policiais. Policiais de diversos estados iniciaram o uso das câmeras acopladas nos agentes neste ano. Porém, dos casos de violência compartilhados nas últimas semanas, não foram divulgadas as imagens que deveriam ser gravadas pelos policiais.

As câmeras captam as imagens durante abordagens e ações policiais. O uso do equipamento vem sendo defendido por especialistas em segurança pública e direitos humanos. Uma das principais vantagens indicadas  é a redução da letalidade policial nas abordagens por conta do uso do equipamento. Outro ponto importante é a maior segurança que o equipamento oferece para os próprios agentes.

Uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada em maio de 2023, demonstra que no estado de São Paulo, a redução chegou a 62,7% nas mortes por intervenções de policiais militares em serviço, a maioria (76,2%) em batalhões que faziam parte do programa de câmera corporal.

A PM da Bahia começou a utilizar as câmeras corporais em maio deste ano, em três CIPMs de Salvador: Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as câmeras agregam mais transparência, qualidade e segurança ao trabalho dos agentes, além de qualificar as investigações criminais. Os equipamentos gravam de forma ininterrupta, após retirada da base de carregamento e colocação na farda.

As CCOs, como são chamadas, são destinadas ao uso exclusivo no serviço operacional pelo profissional devidamente capacitado, sendo proibida a utilização para captação de imagens e áudios que não sejam de interesse da Segurança Pública.

Tags

Notícias Relacionadas