Brasil retoma exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Mudança na política de imigração ocorre devido ao fato de que esses países não concedem isenção de visto aos brasileiros

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A partir da próxima quinta-feira, (10), cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos terão que obter visto para entrar no Brasil. A mudança na política de imigração ocorre devido ao fato de que esses países não concedem isenção de visto aos brasileiros, e, por isso, o governo brasileiro optou por não oferecer um tratamento unilateral aos visitantes dessas nações.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que o Brasil está em processo de negociação com esses países para estabelecer acordos de isenção de vistos com base na reciprocidade. Em uma postagem nas redes sociais, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou que o governo brasileiro mantém essa postura de não conceder isenção sem um acordo mútuo.
De acordo com o Painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil, da Embratur, em 2024, o país recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália.
Como solicitar o visto
Os cidadãos dos três países afetados, que viajam para o Brasil por via aérea, marítima ou terrestre, precisarão solicitar o visto eletrônico (eVisa) com antecedência. O processo pode ser realizado através do site oficial, onde será necessário pagar uma taxa de US$ 80,90 (aproximadamente R$ 479). O visto permite uma estadia de até 90 dias no Brasil.
Para solicitar o visto, o viajante deve preencher um formulário online e anexar documentos como o passaporte válido. É recomendada a solicitação com antecedência, para evitar problemas como atrasos na aprovação ou possíveis dificuldades com conexões de voo.