Boletos podem ser pagos por PIX a partir de fevereiro
O boleto terá um QR Code para uso da ferramenta
Foto: Divulgação/Bacen
A partir do próximo dia 3 de fevereiro, a resolução do Banco Central (BC) com aperfeiçoamentos das regras atuais para o boleto de pagamento entrará em vigor. A primeira melhoria permitirá que boletos sejam pagos por intermédio de outro arranjo de pagamento autorizado ou operado pelo BC, como o Pix. O pagador acessará o QR Code específico, inserido no próprio boleto, para fazer essa operação.
Dessa forma, serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos.
Algumas instituições já oferecem a possibilidade de pagar boleto utilizando QR Code de maneira experimental, e as pessoas já estão usufruindo dessa alternativa. Agora, essa solução será objeto de regulamentação mais ampla com o estabelecimento de responsabilidade entre todos os participantes.
A Resolução BCB 443, de 12 de dezembro de 2024, também cria o boleto dinâmico, uma modalidade de boleto de cobrança que será utilizada na negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas, com ganhos de segurança e eficiência nessas negociações.