Barroso é flagrado em ponto turístico no Maranhão após revogação de visto pelos EUA
Imagens feitas por um cliente do restaurante começaram a circular nas redes sociais

Foto: Gustavo Moreno/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi visto no último sábado (19) aproveitando momentos de lazer em Atins, um vilarejo turístico em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. A visita ocorre um dia após o desembarque em São Luís, na sexta-feira (18), de onde Barroso seguiu para o litoral leste do Maranhão. Lá, foi reconhecido por frequentadores de um Bar famoso, um dos destinos mais badalados da região.
Imagens feitas por um cliente do restaurante começaram a circular nas redes sociais, destacando a presença do ministro em meio à natureza maranhense. O registro aconteceu em um momento delicado para o Judiciário brasileiro: recentemente, o governo dos Estados Unidos anunciou a revogação dos vistos de entrada de oito ministros do STF, entre eles o atual presidente da Corte.
A decisão norte-americana foi divulgada pelo senador republicano Marco Rubio, que alegou como motivo alegadas violações à liberdade de expressão no Brasil. O episódio provocou repercussão imediata, sendo classificado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma atitude “inaceitável” e ofensiva à soberania nacional.
Apesar do clima de tensão internacional, Barroso manteve sua programação pessoal e não fez declarações públicas sobre o caso. Até o momento, o STF também não emitiu nota oficial, e os demais ministros optaram por não comentar a medida imposta pelos EUA.