NotíciasBrasilArtistas baianos debatem criação do Dia do Axé Music 

Artistas baianos debatem criação do Dia do Axé Music 

Audiência aconteceu na última quarta-feira (27)

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Edu Mota

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública na última quarta-feira (27) para discutir o Projeto de Lei 4187/2024, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que visa criar o Dia Nacional do Axé Music e o Dia da Compositora e do Compositor Brasileiro. Artistas baianos estiveram presentes na sessão, entre eles a ministra da Cultura Margareth Menezes e a cantora Daniela Mercury.

Lídice, autora do PL, disse que a data proposta para o Dia Nacional da Axé Music, 17 de fevereiro, marca o primeiro carnaval após a música Fricote, de Luiz Caldas. Através de um vídeo, Luiz Caldas relembrou a criação com Azé Music com a canção. 

"Em 1985, com a canção 'Fricote', nasceu o Axé Music. Foi o início de uma jornada que levou nossa música para o Brasil e o mundo, como no Festival de Montreux, em 1990. Esse movimento carrega uma mistura de ritmos e sentimentos únicos, que devem ser celebrados.", disse Luiz Caldas.

Margareth Menezes destacou, na abertura da audiência, a importância do reconhecimento do Axé Music no Brasil. "É tão importante para nós que vivemos de arte e cultura criar marcos de reconhecimento pelo trabalho e dedicação de vidas inteiras. O Axé Music reflete a história do nosso povo negro, nossa origem e referências que precisam ser respeitadas. Nossa música fala sobre resistência, história e futuro. Celebrar os 40 anos desse movimento é celebrar nossa identidade e nossa alegria, que chamamos de Bahia”, disse.

O secretário de Cultura do estado da Bahia, Bruno Monteiro, esteve presente na audiência e reforçou a importância das homenagens para a preservação da história. 

"A história é construída sobre as referências e os trabalhos daqueles que vieram antes. Esse movimento não é apenas um ritmo musical, mas uma expressão da identidade cultural baiana, que revolucionou o carnaval e projetou a Bahia para o mundo. Valorizar essa história é fortalecer nossa sociedade”, disse Monteiro.

Daniela Mercury, cantora e compositora, destacou o nascimento do Axé Music como uma força cultural do povo. . "A cultura é um instrumento de combate à desigualdade e reforço da democracia. O Axé Music nasceu da força cultural do nosso povo, conectando música, resistência e inclusão.", disse Daniela

O cantor Carlinhos Brown também participou da sessão e, de forma remota, falou sobre o Axé Music. "O Axé Music surgiu como um movimento que trouxe um novo olhar para a produção musical brasileira, transformando o carnaval e a cultura de Salvador e do Brasil”, disse Brown.

Sobre a criação do Dia da Compositora e do Compositor Brasileiro, a deputada Lídice da Mata falou sobre a importância do reconhecimento dos criadores. "Os compositores são a base de nossa música, responsáveis por traduzir a alma do Brasil em melodias e letras que tocam o mundo. Essa data é uma homenagem a todos que dedicam suas vidas a essa arte.", explicou.

Ainda na audiência falaram: a cantora Sara Jane; a jornalista Malu Verçosa Mercury; o presidente da Fundação Palmares, João Jorge; a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA); o cantor Geronimo Duarte; a deputada Benedita da Silva (PT-RJ); o jornalista Hagamenon Britto; a artista Marcia Short; o jornalista Osmar Martins; e o compositor Manno Góes. 

Para a criação das datas, agora o PL será analisado e votado pela comissão. Caso seja aprovado, os projetos seguem para outras instâncias legislativas.


 

Notícias Relacionadas