NotíciasBrasilApagão atinge a Bahia e outros oito estados durante a madrugada

Apagão atinge a Bahia e outros oito estados durante a madrugada

Interrupção no fornecimento durou entre 8 minutos e 1 hora

| Autor: Redação - Varela Net
Apagão atinge a Bahia e outros oito estados durante a madrugada

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Um apagão atingiu ao menos dez estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14). Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi provocada por um incêndio em uma subestação localizada no Paraná. O problema afetou o fornecimento de energia em regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.

A interrupção no fornecimento durou entre 8 minutos e 1 hora, a depender da localidade. O fornecimento já foi restabelecido, de acordo com nota oficial do governo federal.

As distribuidoras de energia relataram instabilidade no Sistema Interligado Nacional (SIN) e, em alguns casos, acionaram o Esquema Regional de Alívio de Carga, medida emergencial adotada para proteger o sistema elétrico.

Impacto por região

No Rio de Janeiro, cerca de 450 mil clientes atendidos pela Light foram afetados. Nas zonas Norte, Oeste e na Baixada Fluminense, a interrupção durou aproximadamente 30 minutos. Na Região Metropolitana, atendida pela Enel, 277 mil clientes ficaram sem energia entre 0h32 e 1h22. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas foram impactadas no estado.

Em São Paulo, a Enel informou que 937 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido por cerca de oito minutos. O serviço já foi normalizado.

No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília registrou a queda de energia em oito subestações, afetando cerca de 300 mil clientes. O desligamento ocorreu entre 0h31 e 1h06.

No Amazonas, a Amazonas Energia informou que os municípios de Manaus, Parintins e Itacoatiara sofreram com a interrupção. O fornecimento foi retomado por volta das 00h25.

A falha também afetou regiões nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte, mas, até o momento, não há balanço detalhado sobre o impacto nesses locais.

Tags

Notícias Relacionadas