NotíciasBahiaInício das obras do VLT de Salvador e RMS é autorizado pelo Governo do Estado

Início das obras do VLT de Salvador e RMS é autorizado pelo Governo do Estado

Com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) têm início marcado

| Autor: Lucas Vieira e Gabriela Domingos

Foto: Gabriela Domingos/Varela Net

Na manhã desta sexta-feira (14), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou da cerimônia de assinatura de ordem de serviço que da inicio as obras do VLT de Salvador e Região Metropolitana, em cerimônia que contou com a presença do ministro da casa civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa e de Ana Cláudia Nascimento, presidente da CtB.

O projeto, que visa melhorar a mobilidade urbana, contemplará três trechos: Ilha de São João à Calçada, Paripe à Águas Claras, e Águas Claras à Piatã. Com uma extensão total de 36,4 km e 34 paradas ao longo do percurso, o VLT não só promete facilitar o deslocamento dos cidadãos como também revitalizar áreas históricas da cidade. A requalificação da Estação Ferroviária da Calçada é um dos destaques do projeto, que visa não apenas oferecer transporte eficiente, mas também valorizar o patrimônio cultural da região.

O ministro da casa civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, participou da cerimônia e comentou sobre o projeto: "Uma obra estruturante. Sei que não só Salvador, mas Simões Filho e toda a região metropolitana aguardam ansiosa essa obra. E a obra agora é ampliada do projeto original, além do subúrbio, chegando águas claras e chegando à orla. Ou seja, isso fará com que Salvador e a região metropolitana tenham uma das melhores estruturas de mobilidade urbana, eu diria da eletromobilidade, garantindo, portanto, o metrô, o VLT, o modal moderno, completo, seguro, rápido para a população. Então, eu diria que o Governo do Estado dá as condições de destaque para a região metropolitana ser referência no Brasil." Afirmou Rui Costa.

Ana Cláudia Nascimento, presidente da CtB, também esteve presente na assinatura da ordem de serviço do VLT, junto a Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, ela comentou detalhes sobre a estrutura do novo meio de trâsporte e ainda ressaltou que o governo pretende "transformar" a cidade.

"Nós, então, integraremos, orla a orla da cidade, nós iremos transformar a cidade, assim como o metrô teve seu impacto de transformação, ou seja, vocês terem uma ideia, são 38 quilômetros de metrô hoje, nós implantaremos mais 36 quilômetros de VLT. Então ele traz consigo também toda uma requalificação da região." Disse Ana.

Além das melhorias na infraestrutura de transporte, o projeto prevê benefícios adicionais, como a duplicação da BA 1528, que será acompanhada pela instalação do VLT em seu canteiro central. Com o início das obras autorizado e um cronograma estabelecido, o Governo do Estado e seus parceiros visam transformar não apenas a mobilidade urbana, mas também a qualidade de vida dos cidadãos da Bahia.

Fala de Rui Costa:

 

 

Fala de Ana Claudia Nascimento: 

 

Tags

Notícias Relacionadas