Carnaval da Bahia contará com 37 mil policiais e bombeiros
Esquema ainda vai contar com 1.500 câmeras de videomonitoramento

Foto: Rafael Rodrigues / SSP-BA
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta terça-feira (18), o esquema especial que será utilizado durante o Carnaval na Bahia. Serão trinta e sete mil policiais e bombeiros atuando durante o período, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento e Reconhecimento Facial, em 113 cidades do estado que realizarão festas de Carnaval.
Cerca de R$ 99 milhões serão investidos pelo Governo do Estado, na promoção das festas na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior.
As Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros atuarão integrados com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
Estruturas
Estruturas para abrigar os profissionais e recepcionar foliões serão montadas nos três principais circuitos da festa. Ao todo, 579 Postos, 415 na capital e 164 na RMS e interior auxiliarão o trabalho das Polícias e Bombeiros.
Serão Postos Elevados de Observação (PEO), Integrados (PPI), Delegacias, de Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir), espaço para acolhimento do público e da tropa, a exemplo do Posto Integrado de Prevenção à Violência (Piprev), de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP.
Tecnologia
Cerca de 1.500 câmeras inteligentes, equipadas com Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, estarão em pontos estratégicos da folia para monitoramento dos circuitos, acessos e entorno da folia. Duas Plataformas Elevadas de Observação ficarão estacionadas em locais sensíveis.
A solução de contagem de público será empregada para orientação de patrulhas em solo e remanejamento de equipes.
Noventa e nove Portais de Abordagem serão montados na entrada dos circuitos, evitando o acesso de objetos perfurocortantes. Os profissionais utilizarão também 1.400 Terminais de Comunicação Móveis.
Gerenciamento de informação
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) permanecerá ativado nos dias da festa, com 48 órgãos estaduais, federais, municipais e empresas privadas de prestação de serviço trabalhando em parceria.
Duas unidades do CICC Móvel estarão empregadas no Carnaval de Barreiras, Região Oeste, e de Porto Seguro, Extremo Sul.
De forma inédita, em regime de 24 horas, profissionais do Disque Denúncia (181) recepcionarão informações sobre delitos para auxiliar na atividade Policial e de Bombeiros. Os foliões também poderão responder a pesquisas realizadas pela Ouvidoria da SSP.
SPREV
Situados nos principais circuitos da folia, os PIPREVs contarão com profissionais da SSP, Sepromi, Seades, SJDH Defensoria Pública.
Entre as ações desenvolvidas no espaço, estão o acolhimento de vítimas, encaminhamento para atendimento em unidades especializadas, conscientização e distribuição de informativos com objetivo de promover a cultura da paz. O Projeto Prevenir é Agir – Venha na Paz, iniciado pela SSP, contará com apoio de diversos artistas ligados à festa.
Operações
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica realizam vistorias em trios elétricos e camarotes para garantir o respeito, as normas e a implementação de rotas e estruturas para a prevenção de acidentes.
Com emprego de equipes bilíngues das Polícias Civil e Militar, a SSP também realiza operações prévias para recepção de foliões de diferentes nacionalidades a exemplo da Operação Navio, iniciada em outubro de 2024, a Operação Abadá, que garante a proteção durante a comercialização e retirada das fantasias, além do reforço da tropa no Aeroporto Internacional de Salvador.