NotíciasBahiaArtistas falam sobre importância do Festival Negritude na capital baiana

Artistas falam sobre importância do Festival Negritude na capital baiana

O evento, que acontece na Casa Baluarte, recebe diversos artistas

| Autor: redação

Foto: Foto: Manoella Mello / TV Globo

Salvador recebeu nesta quinta-feira (18), a primeira edição do Festival Negritudes Globo. O evento, que acontece na Casa Baluarte, recebe diversos artistas.

Durante o evento, a equipe do Varela Net bateu um papo com a apresentadora e jornalista, Rita Batista. Rita falou sobre seus sentimentos em relação ao festival.

" Feliz da vida, né? Feliz da vida com Negritude Globo aqui em Salvador, eu tenho certeza de que essa vai ser a primeira de muitas vezes, porque a gente já sentiu o calor, a temperatura, a empolgação das pessoas, a adesão do público, porque o público sabe o que é bom. O público sabe que a gente está aqui tratando de coisas importantes. Eu, quando comecei a minha carreira, há 21 anos, era uma das poucas, né? Hoje a gente tem tantas caras e tantos jeitos, e as pretas não são uma só, né? São várias, com as variadas cores de pele, com seus variados cabelos penteados, com suas narrativas próprias. A gente está falando de pertencimento, a gente está falando de territorialidade, isso. A gente está falando sobre a busca de uma afinação, sabe? De uma sintonia, de uma harmonia com o público que nos consome, com os nossos telespectadores", falou a apresentadora.

A atriz, jornalista e influenciadora Tia Má falou sobre a importância do evento na capital baiana.

"Todo evento que acontece aqui em Salvador para mim tem um significado, um simbolismo diferente, porque é ótimo estar na nossa casa, na nossa terra, falando com os nossos e com as nossas, se olhando, se reconhecendo, se vendo. É muito importante para mim, estar na minha cidade, e falar sobre diversidade, falar sobre negritudes é para mim uma grande conquista, porque a gente precisa compreender que ocupar espaços é uma conquista, mas também assegura uma transformação social, quanto mais pessoas diversas a gente tiver em seus lugares, mais realizações a gente pode ter, a gente pode transformar a sociedade a partir da inclusão, então falar sobre isso não é só uma frase de efeito, é de fato fazer uma provocação que. Que pode fazer a revolução em nossa sociedade", explicou Tia Má.

A atriz Jéssica Ellen, que também marcou presença no festival, falou sobre sua próxima protagonista na TV Globo e as narrativas nas telenovelas.

" Quando a gente fala sobre narrativas negras na ordem virtual, a gente está falando desse universo das novelas. Como é para você, esse evento, falar sobre esse assunto? Eu acho fundamental a gente estar ocupando todos os espaços, falar da nossa autoestima, da nossa diversidade, então estar protagonizando uma novela, próxima das sete, onde o Triângulo Amoroso Principal vai ser um trio de atores pretos, é um motivo de muita celebração. Eu espero muito que o público acompanhe e celebre com a gente, assim como esse evento de hoje, Negritudes, fala sobre a nossa diversidade religiosa, a nossa diversidade de beleza, de autoestima. Estou muito feliz com esse momento e espero que vocês acompanhem a novela", disse a artista.

Tags

Notícias Relacionadas