Advogado se nega a usar beca: 'Odor desagradável'
Beca é necessária para a sustentação oral do advogado
Foto: Reprodução/JusBrasil
Começou a circular nas redes sociais imagens que mostram um momento inusitado que aconteceu durante uma sessão na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, em Salvador, nesta terça-feira (16). O advogado criminalista Domingo Arjones interrompeu sua sustentação oral para pedir à presidente da 1° sessão criminal, a desembargadora Ivone Bessa, que dispensasse o uso de sua beca, pois segundo ele, a peça apresentava um odor desagradável.
"Eu queria fazer um registro aqui. Peço dispensa aqui na tribuna do uso da beca, porque ela está com um mau cheiro. Gostaria de colocar-me à disposição para levar, lavar e devolver aqui ao tribunal, para que os colegas possam usar ela de forma melhor, porque está com um odor bem desagradável. Queria pedir autorização para Vossa Excelência para lavar e devolver", pediu o advogado. A solicitação foi atendida pela presidente.
Também chamada de "Veste Talar", a Beca é uma peça extremamente importante no tribunal. É com ela que o advogado pode fazer a sua sustentação perante o juiz.
A beca em questão foi disponiblizada pelo Tribunal de Justiça e de acordo com a OAB-BA "a responsabilidade de manutenção e higiene da vestimenta é do próprio do Tribunal". Em nota a OAB-BA disse ainda a responsabilidade da OAB-BA é sobre as becas oferecidas nas Salas da Advocacia que mantém nos fóruns e tribunais onde "a advocacia pode encontrar becas novas e higienizadas em diversos tamanhos."