Notícias
Saúde
Vício em fast food cresce e saúde dos brasileiros preocupa médicos

Vício em fast food cresce e saúde dos brasileiros preocupa médicos

Consumo desse tipo de alimento tem crescido de forma alarmante nos últimos anos

| Autor: João Victor Soares

Foto: ugurv/iStock

O Brasil registrou um aumento alarmante no consumo de fast food nos últimos anos. Segundo pesquisa realizada pela Kantar, em 2023, mais de 13,7 milhões de brasileiros escolhem esse tipo de alimentação. Esse crescimento se tornou preocupação entre os médicos devido aos grandes riscos que esse tipo de alimento pode causar.

O termo fast food é utilizado para nomear comidas que são preparadas de maneira rápida, como sanduíches, pizzas, batata frita, cachorro-quente e outros. Apesar da praticidade e velocidade no preparo desses alimentos, muitos riscos são causados para a nossa saúde. Um dos riscos que mais preocupa os especialistas é o da obesidade, que pode surgir como consequência do consumo desse tipo de alimentos.

Os principais motivos para a escolha desse tipo de alimento são o preço e o tempo. Os alimentos são produzidos de maneira rápida, o que facilita para que a pessoa se alimente em um período curto de tempo. O preço também é algo que seduz o consumidor, esses alimentos geralmente são mais baratos e por isso vendem bastante. Muitas pessoas escolhem pedir seu alimento por meio de aplicativos e acabam escolhendo pelos produtos que saem mais rápido.

O nutricionista Lucas Carneiro alerta que os alimentos processados devem ser evitados para um melhor estilo de vida. "A gente sabe que o fast food é mais em conta, e infelizmente, o preço desses alimentos está muito alto, o preço das carnes está muito alto, está tudo muito mais caro, então, o fast food acaba sendo uma opção mais barata, mais rápida e prática, mas é preciso combater isso", disse.

O nutricionista também ressalta que o padrão alimentar vem se modificando ao passar dos anos. “Com a redução no consumo de frutas, verduras e legumes a população acaba substituindo as refeições por alimentos ultraprocessados e fast food, principalmente jovens e crianças".

Profissionais da saúde incentivam que a alimentação saudável faça parte de uma rotina, promovendo assim mais qualidade de vida, saúde e diminuição do peso corporal.

Para quem busca abandonar o popular fast food, é preciso que uma diminuição aconteça, mesmo que aos poucos, para que uma melhora realmente aconteça. Em caso de escolha pelo fast food, o ideal é sejam escolhidas as menores porções e as que possuem menores valores calóricos.

Tags

Notícias Relacionadas