Vasectomia: a reversão é possível e eficaz?
Entenda como funciona o procedimento e o seu processo de reversão
Foto: Freepik
A vasectomia é um procedimento cirúrgico utilizado como método contraceptivo para os homens. Durante a cirurgia, que geralmente é feita com anestesia local, os ductos deferentes, que transportam os espermatozoides dos testículos até a uretra, são cortados e ligados ou cauterizados. Este procedimento impede que os espermatozoides sejam misturados com o sêmen e sejam liberados na relação sexual.
Muitas pessoas, entre elas os famosos como: Zezé di Camargo, Fábio Júnior, Rodrigo Faro realizaram o procedimento para impedir a reprodução. Entretanto, alguns famosos como Pelé e Tom Cavalcante, fizeram o procedimento e tentaram a reversão, mas não foi possível.
O Varela Net conversou com o médico urologista do Itaigara Memorial, Drº João Estrela para entender detalhes do procedimento e como é feita a reversão da cirurgia.
O procedimento é considerado um método extremamente eficaz e os homens precisam estar convictos da decisão porque apesar de haver a possibilidade de reversão, nem todas são eficazes. “ Podem realizar o procedimento os homens maiores de 21 anos de idade, com filhos ou não, mas que não desejem mais tê-los. Deve ter sido orientado sobre métodos alternativos e respeitar 60 dias entre a decisão e o procedimento e ter assinado termo de consentimento. ”, explicou o Drº João.
Apesar de ser um procedimento, aparentemente, simples, existem algumas contraindicações. “Pacientes com comprometimento de suas faculdades mentais. Pacientes que ainda tenham planos de paternidade. Presença de massa ou tumoracão escrotal não investigada, ou infecção local”, disse o médico.
A recuperação da vasectomia é simples e o paciente pode retornar as atividades habituais no mesmo dia caso seja feito em consultório e com anestesia local. “Em caso de sedação deve aguardar pelo menos 12h. Para retorno a atividade física ou sexual o período de recuperação é entre 48h a 7 dias, dependendo da evolução do paciente”, salientou o urologista.
A reversão da vasectomia é realizada afim de restaurar a fertilidade dos homens. Apesar de ser considerada uma forma permanente de contracepção, alguns homens fazem a reversão por diversos motivos como mudanças nas circunstâncias pessoais e a vontade de ter filhos.
“A reversão é realizada por meio de microcirurgia, com a exploração do local de cirurgia prévia e realização de sutura entre os cotos dos deferentes”, explica o Dr°.
O médico revela ainda que não tem como garantir que a reversão vai dar certo e explana soluções. “A reversão não tem garantia de sucesso, chegando a 30% de sucesso se realizada após 10 anos da vasectomia. Em caso de falha de reversão a gestação ainda pode ser tentada via fertilização in vitro através de técnicas de captação de espermatozoides diretamente do testículo”, revela.
Este procedimento de captação dos espermatozoides foi realizado pelo cantor Zezé di Camargo que é vasectomizado desde 2012, quando ainda era casado com sua ex-esposa Zilu Camargo. O procedimento induz uma superovulação na mulher e o sêmen e óvulos são recolhidos para fecundação em laboratório. No caso de Zezé, devido a vasectomia, os espermatozoides foram retirados através de uma aspiração e utilizado na Fertilização In Vitro (FIV).
Como explicado pelo Drº João Estrela é necessário ter a certeza do procedimento da vasectomia pois ele pode ser irreversível, exames são necessários para a realização e o auxílio médico é indispensável para o sucesso da cirurgia.