Prefeitura de Salvador promove dignidade menstrual a adolescentes
Iniciativa também faz parte da programação da campanha Maio Laranja, que busca combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil
Foto: Bruno Concha/PMS
Ter dignidade menstrual é um desafio para muitas pessoas na capital baiana. Por isso, até o dia 31 deste mês, a Prefeitura de Salvador irá arrecadar internamente, em alguns órgãos e secretarias municipais, absorventes e produtos de higiene íntima. As doações serão direcionadas a organizações sociais que atuam com adolescentes que já menstruam na cidade.
A arrecadação ocorre em alusão ao Dia Nacional da Dignidade Menstrual, lembrado no dia 28 de maio. A iniciativa também faz parte da programação da campanha Maio Laranja, que busca combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil.
Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, a iniciativa municipal vai além da arrecadação de doações e passa também pelo acolhimento ao público. “A pauta da dignidade menstrual é de extrema relevância principalmente nos primeiros processos da adolescente e muitas não têm uma educação menstrual que propicie ter a dignidade preservada. Sabemos que, às vezes, o alto custo impede que algumas famílias possam adquirir os absorventes para atender as meninas e pessoas que menstruam”, detalhou.
As secretarias que compõem o grupo de trabalho intersetorial municipal de políticas para crianças, adolescentes e jovens terão uma caixa com identificação da campanha para receber as doações. Ao todo 15 pastas da Prefeitura estão envolvidas na ação.
A expectativa da SPMJ é que sejam recebidos de cada local aproximadamente 500 pacotes de absorventes que deverão começar a ser distribuídos a partir de 1º de junho. As instituições que receberão os absorventes serão selecionadas, dentre as cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA).