Notícias
Saúde
MPBA recomenda intervenção imediata para acabar com abandono da Unidade de Saúde de Plataforma

MPBA recomenda intervenção imediata para acabar com abandono da Unidade de Saúde de Plataforma

Atualmente, o local está sendo utilizado como almoxarifado para documentos, bens de consumo e medicamentos

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Reprodução/Google Street View

Nesta segunda-feira (13), o Ministério Público da Bahia (MPBA) solicitou que medidas de emergência sejam desenvolvidas para solucionar o abandono da Unidade de Saúde de Plataforma, fechada desde 2018, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) foi o responsável por encaminhar a denúncia ao MP.

De acordo com o MP, diversos materiais hospitalares se encontram armazenados inadequadamente na unidade, além do local apresentar condições precárias. A instância ainda aponta que a unidade apresenta problemas como falta de ventilação, excesso de umidade e mofo.

A Unidade de Saúde de Plataforma foi fechada em 2018, dando lugar ao Centro de Parto Humanizado, que funcionou ativamente até 2021. Atualmente, o local está sendo utilizado como almoxarifado para documentos, bens de consumo e medicamentos.

O MP recomendou à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e à direção da Maternidade Estadual Maria da Conceição de Jesus medidas como a remoção de materiais em condições de uso em até cinco dias e a elaboração de um plano de intervenção no imóvel, além do descarte adequado de itens vencidos e implementação de um sistema de controle de estoque para evitar desperdícios.

Tags

Notícias Relacionadas