Notícias
Saúde
Ministro diz ser contra comprovante de vacinação para entrada no Brasil

Ministro diz ser contra comprovante de vacinação para entrada no Brasil

Recomendação foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

| Autor: Redação

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nesta quinta-feira (25), que é contra a cobrança de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para liberar a entrada de estrangeiros no Brasil. 

"Não precisa. Ela não impede a transmissão da doença", disse Torres à imprensa. Apesar da recomendação partir da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele e os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, são responsáveis por decidir sobre as regras de controle de fronteiras no Brasil durante a pandemia.

Os conselhos de secretários de saúde de estados (Conass) e de municípios (Conasems) divulgaram nota, nesta quinta-feira (25), em apoio à proposta da Anvisa.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Torres disse que a posição contrária a cobrar a vacina nas fronteiras é pessoal. "Não tem nada decidido ainda", afirmou.

Em nota técnica, a Anvisa declarou que ainda são escassos os estudos sobre a transmissão por pessoas vacinadas, mas disse que dados disponíveis "indicam claramente que a vacinação continua sendo a estratégia chave para o controle da pandemia de Sars-CoV-2, inclusive da propagação de variantes, como a Delta".

Tags

Notícias Relacionadas