Notícias
Saúde
Método Ropa: Conheça mais sobre o método de fertilização de Brunna Gonçalves e Ludmilla

Método Ropa: Conheça mais sobre o método de fertilização de Brunna Gonçalves e Ludmilla

Anúncio da gravidez foi feita no último dia 9 

| Autor: Gabriela Domingos

Foto: Redes sociais/Freepik

A cantora Ludmilla e a dançarina Brunna Gonçalves anunciaram no último dia 9 de novembro que estão grávidas e a espera do primeiro bebê do casal. O método Ropa, utilizados por elas, chamou atenção dos fãs e tem se tornado uma opção para os casais homo afetivos femininos, fazendo com que as duas vivam a gestação.

Mas o que é o método Ropa e como ele acontece?
O método ROPA, que significa Recepção de Oócito da Parceira, é um tipo de Fertilização in vitro (Fiv) compartilhado entre duas mulheres. No caso de Brunna e Ludmila, a cantora forneceu os óvulos e a dançarina irá gerar a criança. Os óvulos foram fecundados com o sêmen de um doador, selecionado de forma prévia, e introduzido no útero de Brunna.

Desta forma, as duas participam do processo de gravidez e são mães. A responsável pela doação do óvulo mãe genética e a gestora sendo a mãe gestante da criança. 

Neste tipo de tratamento as duas mulheres são preparadas: a mãe genética é estimulada com hormônios para ocorrer o recolhimento dos óvulos e a mãe gestacional para receber o embrião já fecundado. O tratamento pode ocorrer de forma sincronizada se a menstruação das duas coincidir, caso não, é possível alinhá-las com o uso de medicamentos. Entre o segundo e terceiro dia é iniciado o processo para a mulher que dará os óvulos e, ao mesmo tempo, a parceira prepara o endométrio para receber e gerar a criança.

O procedimento de retirada dos óvulos é feito através da vagina em um procedimento sob sedação que dura aproximadamente 20 minutos. Neste mesmo dia, a mulher que irá gestar começa um tratamento de progesterona. A fecundação ocorre em laboratório e passa por alguns dias de observação, através do sistema time lapse, até o momento ideal para a implantação na mãe gestante.

A mãe gestante continua recebendo a progesterona e prepara o seu endométrio para que o mesmo atinja a espessura certa. Quando o útero está pronto para receber, a transferência embrionária é realizada. O procedimento não é doloroso e acontece sem anestesia. Após o procedimento e um dia depois o repouso é recomendado e deve ser evitado esforços extras nas duas semanas seguintes.
De 12 a 15 dias após a transferência é realizado um teste de gravidez através do sangue, o BHCG, popularmente conhecida como Beta. Após a confirmação da gravidez, a mãe gestante realiza uma ecografia onde é determinada o tipo de gravidez, múltipla ou simples, e é analisado a presença do batimento cardíaco do bebê.

Em uma entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo, Brunna Gonçalves contou que não acreditou quando o teste de gravidez deu positivo. "Fiz um teste e não acreditei. Abri outro teste, fiz. Não acreditei. Abri outro teste. Aí fiz o digital para aparecer assim: 'sim, yes, você está grávida'. Só assim para eu acreditar", revelou Brunna.

A dançarina contou ainda como foi para revelar para Ludmilla que as duas seriam mamães. "Ela pulou de alegria. Foi um momento muito íntimo e muito marcante. E muito especial. Aí virou uma chavinha nas nossas vidas", concluiu.

Tags

Notícias Relacionadas