Hospital Roberto Santos, em Salvador, precisa de doações de sangue
Só em 2021, instituição suspendeu 30 cirurgias por falta de hemoderivados
Foto: Carol Garcia / GovBA
Maior hospital público do Norte-Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos precisa, com urgência, de doações de sangue. A instituição suspendeu, no ano de 2021, 30 cirurgias por falta de hemoderivados. O número é ainda maior quando somados os pacientes que não chegaram a ser chamados para o centro cirúrgico.
Para se ter uma ideia, o HGRS, que tem 640 leitos de internação, conta, nesta terça-feira (4), com apenas três bolsas de sangue do tipo O+ e uma do tipo O- (doador universal). Neste momento, há pacientes necessitando de transfusão, pacientes que precisam de reservas de bolsas para realizar cirurgia e pacientes que necessitam de transfusão durante a hemodiálise. Têm prioridade os usuários com quadros graves.
A instituição apela para que a população baiana doe sangue. Para isso, basta procurar uma das unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-5643 ou pelo site www.hemoba.ba.gov.br.
Requisitos básicos
O candidato a doador de sangue precisa se apresentar, sozinho, ao ponto de coleta, com máscara, portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.