H. Pylori: Causas, sintomas e tratamentos
Doença pode causar câncer se não tratada corretamente
Foto: Reprodução
A doença mais conhecida como H. Pylori, a Helicobacter Pylori ganhou destaque no Brasil nas últimas semanas com o caso do cantor Nattan, que já precisou dar uma pausa na carreira e recentemente chegou a ficar sem voz durante um show devido à doença. A H. Pylori é uma bactéria que se localiza no estômago do ser humano e é capaz de resistir à acidez do suco gástrico.
Segundo o Ministério da Saúde, é estimado que pelo menos 50% da população mundial seja acometida por esse microrganismo. Essa bactéria pode ser contraída ainda durante a infância. Embora seja frequente e nem sempre cause doenças, em algumas pessoas, ela pode causar complicações, como gastrite, úlceras e até câncer.
A H. Pylori também pode ser transmitida através de alimentos que não foram limpos ou cozidos de forma segura, ou através de água contaminada com a bactéria.
No Brasil existe um alto número de indivíduos com H. Pylori, mas a porcentagem de pessoas que vai desenvolver um câncer ainda é considerada baixa. A atenção maior deve surgir nos casos diagnosticados com a associação da presença da bactéria e outras doenças, como a gastrite atrófica e a metaplasia intestinal.
Sintomas
Entre os principais sintomas da H Pylore estão a dificuldade de deglutição, perda de peso, vômitos, má digestão, dor de estômago e náuseas.
Estudos também apontam que sintomas como arroto em excesso e refluxo podem ser controlados com mudanças na dieta, como comer muitas frutas e vegetais ou diminuir a ingestão de sal.
Tratamento
O tratamento mais comum para infecções causadas pela H. pylori é feito com antibióticos. Também pode ser recomendado pelo médico, uma combinação de inibidor da bomba de prótons para reduzir a produção de ácido gástrico.
Todos os antibióticos recomendados para o tratamento da doença podem alterar o paladar e causar náusea. Medicamentos como a amoxicilina, a claritromicina e a tetraciclina podem causar diarreia.