Fumar cotonete viraliza entre jovens, mas é prejudicial para saúde
Os vídeos de crianças e adolescentes acendo o cotonete com um isqueiro e depois tragando estão viralizando nas redes sociais, especialmente no TikTok
Foto: Pexels/Reprodução
Com a utilização cada vez mais frequentes das redes sociais por crianças e adolescentes, de tempos em tempos, surgem ‘modinhas’ — ou ‘trends’ que viralizam nas redes sociais. O novo ‘desafio’ que está preocupando e especialistas consiste em fumar cotonetes como se fossem cigarros.
Os vídeos de crianças e adolescentes acendo o cotonete com um isqueiro e depois tragando estão viralizando nas redes sociais, especialmente no TikTok.
De acordo com a pneumologista pediátrica Brunna Santana, do Grupo Prontobaby (RJ), uma única tentativa de fazer o desafio já pode ser suficiente para causar danos ao trato respiratório e, inclusive, levar à internação hospitalar.
"Parece inocente, mas quando queimamos a haste de plástico e o algodão, são liberadas substâncias tóxicas que afetam o pulmão. Um cigarro comum já seria perigoso. No caso do cotonete, que não tem filtro nenhum, pode ser ainda pior. Por isso, as famílias precisam observar o tipo de conteúdo a que os filhos têm acesso na internet, para orientar e desencorajar esse tipo de coisa, principalmente em crianças que já têm quadros respiratórios e podem ter complicações", disse ela em entrevista ao site Crescer.