Notícias
Saúde
Bahia concentra maior número de internações de bebês por desnutrição no país

Bahia concentra maior número de internações de bebês por desnutrição no país

Em 2022, país teve 2.754 hospitalizações, das quais 1.175 foram na região Nordeste

| Autor: Redação

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A Bahia e sua capital Salvador lideraram o ranking de internações de bebês com menos de 1 ano por desnutrição em 2022: foram 480 e 159 hospitalizações, respectivamente. 

O levantamento é do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SHI) do Ministério da Saúde, e equivale a sete internações por dia, em todo o Brasil.

Ao todo, o país registrou  2.754 casos --1.175 deles na região Nordeste.

Os números coletados no SIH ainda podem sofrer alterações, devido ao tempo necessário para finalizar os registros no sistema.

Em 2022, foram 2.946 hospitalizações.

*Número de hospitalizações de bebês com menos de 1 ano por desnutrição, em 2022

Sobre a iniciativa

O Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto a sistemas de informação nacionais. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase).

As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia Boccolini e Cristiano Boccolini, no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Notícias Relacionadas