Notícias
Saúde
25 de novembro: Dia Nacional do Doador de sangue

25 de novembro: Dia Nacional do Doador de sangue

Fundação Hemona realiza a Semana do Doador entre 25 e 30 de novembro

| Autor: Gabriela Domingos

Foto: Fundação Hemoba

Nesta segunda-feira (25), o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo homenagear e agradecer aos doadores de sangue pelo ato e também sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue. A Semana do Doador acontece em todos os hemocentros do país e na Bahia, a Fundação Hemoba tem como tema: “Cada doação, uma nova história”.

A Fundação Hemoba comemora na ocasião os seus 35 anos de criação. Fundada em 26 de julho de 1989, nas dependências do Hospital Roberto Santos, ela surgiu visando realizar as atividades de hematologia e hemoterapia em toda a Bahia. No ano de 1993, a Hemoba ganhou uma sede em Salvador com a construção do Hemocentro Coordenador e, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ganhou 5 unidades hemoterápicas em Salvador e 21 unidades em outras regiões do estado. Além disso, o Hemoba conta com o Hemóvel, unidade móvel de coleta.

Doar sangue é um ato de solidariedade para com o outro, visto que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, são coletadas no Brasil anualmente aproximadamente 3,6 milhões de bolsas. Os dados dizem ainda que apenas 1,8% da população doa de forma regular, ficando abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).  Além disso, os números no Brasil são inferiores aos registrados em países da Europa, com 3% e 5%.

A escolha do mês de novembro para a conscientização se dá devido aos baixos níveis de estoques no período que antecede as festas de final de ano e também ao carnaval. A doação de sangue pode acontecer de forma regular, conhecendo ou não um paciente que necessite de transfusão imediata. As mulheres podem doar sangue com um intervalo mínimo de 90 dias, doando até três vezes ao ano. Já os homens podem doar até quatro vezes no ano, com um intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.

Quais os critérios básicos para a doação de sangue?

- Estar em boa condição de saúde;

- Pesar acima de 50 kg;

- Ter entre 16 e 69 anos, os menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só podem doar se tiverem realizado uma doação antes dos 60 anos;

- Apresentar um documento original com foto válido em todo o país.

Quais as recomendações para o dia de doar sangue?

- Estar bem alimentado, evitando comidas gordurosas;

- Estar descansado, tendo dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

- Não fumar nas 2 horas antecedentes à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação.

Quais são os impedimentos temporários para a doação de sangue?

- Estar grávida ou amamentando, durante os primeiros 12 meses;

- Ter feito alguma tatuagem ou piercing nos últimos seis meses;

- Pós-Gravidez, sendo 90 dias após o parto normal e 180 dias após o parto cesariano;

- Estar com sintomas de gripe ou febre, sendo necessário esperar 15 dias até o desaparecimento dos sintomas.

Quem não pode doar sangue?

Não pode doar sangue às pessoas que utilizam drogas ilícitas injetáveis, com alguma doença que pode ser transmitida pelo sangue, como Hepatite B e C e AIDS (vírus HIV), ou doenças associadas aos vírus: HTLV I e II e Doença de Chagas. Além disso, não podem doar os indivíduos que receberam um diagnóstico de hepatite após os 11 anos.

Onde posso doar sangue?

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .

*Informações: Fundação Hemoba
 

Tags

Notícias Relacionadas