Notícias
Saúde
10 de novembro: Dia Nacional de Prevenção e combate à surdez

10 de novembro: Dia Nacional de Prevenção e combate à surdez

No Brasil são quase 6 milhões de pessoas que possuem algum grau de surdez

| Autor: João Victor Soares

Foto: Reprodução

No dia 10 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data foi criada com o objetivo de conscientizar, educar e prevenir problemas relacionados à deficiência auditiva.

No Brasil são quase 6 milhões de pessoas que possuem algum grau de surdez, caracterizando a dificuldade ou impossibilidade de ouvir. A surdez pode ser causada por diversos fatores com alteração em graus diferentes. A surdez pode afetar drasticamente a vida da pessoa.

Diversos motivos podem causar a deficiência auditiva, entre eles acúmulo de cera de ouvido, infecções como a otite, imobilização de um ou mais ossos do ouvido, viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia, traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos ou tumores. O tratamento, em sua parte, pode ser realizado por meio de medicamentos, uso de aparelho e até cirurgias.

Os tratamentos para a surdez dependem de acordo com a sua causa, devendo ser indicada a melhor opção pelo otorrinolaringologista a realização de limpeza ou drenagem do ouvido quando há acúmulo de cera ou secreção, ou realização de cirurgia em casos de tímpano perfurado ou para correção de alguma deformidade, por exemplo.

Para recuperar a audição, é possível recorrer ao uso de próteses auditivas ou implantes de aparelhos auditivos. Após indicação do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo será o profissional responsável por orientar o uso, o tipo de aparelho, além de adaptar o aparelho auditivo e acompanhar a evolução do seu uso. Veja mais sobre o aparelho auditivo.

Tags

Notícias Relacionadas