Rui ataca Bolsonaro e diz que 'Minha Casa' foi abandonado pelo ex-presidente
Discurso foi feito durante relançamento do programa habitacional em cerimônia ao lado do presidente Lula
Foto: Reprodução/Instagram/Rui Costa
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por atrasar as obras de imóveis do Minha Casa, Minha Vida, incluindo as 648 unidades entregues nesta terça-feira (14) a famílias na cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano. Durante o ato, o presidente Lula (PT) assinou uma medida provisória que relança o programa habitacional, esvaziado por Bolsonaro e rebatizado de Casa Verde e Amarela.
"Vejam como eles deixaram o dinheiro público do povo brasileiro: abandonado, largado. Uma obra que começou com Dilma [Rousseff, ex-presidente] e já era para estar concluída desde 2016. Eles viraram as costas para o povo", discursou Rui Costa, ex-governador da Bahia.
"Hoje as mães, os pais, os filhos do Brasil inteiro que precisam de casa para morar estão gritando 'Lula voltou. Voltou o Minha Casa, Minha vida'", acrescentou ele.
A expectativa do governo federal é construir 2 milhões de moradias até 2026. O Minha Casa, Minha Vida foi criado em 2009, durante a primeira gestão de Lula no Palácio do Planalto.
O novo formato do programa retoma a Faixa 1, que agora será voltada a famílias com renda bruta de até 2.640 reais. A intenção do governo é que 50% das unidades financiadas e subsidiadas do programa sejam destinadas ao público dessa faixa, que, historicamente, oferecia subsídios que variam de 85% a 95%.