Notícias
Política
Governo brasileiro condena Israel considerar Guterres "persona non grata"

Governo brasileiro condena Israel considerar Guterres "persona non grata"

Declaração foi emitida nesta quinta (4) pelo Ministério das Relações Exteriores

| Autor: Redação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo brasileiro condenou a decisão de Israel de declarar António Guterres, secretário-geral da ONU, "persona non grata". A declaração foi feita nesta quinta-feira (4) por meio de uma nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

O governo de Israel declarou Guterres como "persona non grata" nesta quarta-feira (2), proibindo o secretário de entrar no país. A proibição veio após o secretário não condenar os ataques feitos pelo Irã. "Qualquer um que seja incapaz de condenar de maneira inequívoca o ataque hediondo do Irã contra Israel não merece pisar em solo israelense. Este é um secretário-geral anti-Israel, que dá apoio a terroristas, estupradores e assassinos", declarou o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz.

Em resposta ao ato, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse em nota: "Tal ato prejudica fortemente os esforços da Organização das Nações Unidas em favor de um cessar-fogo imediato no Oriente Médio, da libertação imediata e incondicional de todos os reféns e de um processo que permita a concretização da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança".

Tags

Notícias Relacionadas