Gil do Vigor simplifica mudanças no Pix para seus seguidores; veja vídeo
O economista e ex-BBB Gil do Vigor usou suas redes sociais para esclarecer e tranquilizar os brasileiros sobre as recentes mudanças no sistema de pagamentos, incluindo o Pix
Foto: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
A Receita Federal implementou, a partir de 1º de janeiro de 2025, novas regras para operadoras de cartões de crédito e plataformas de pagamento. Conforme estabelece a Instrução Normativa 2.219/2024, essas empresas agora precisam enviar, semestralmente, informações detalhadas sobre as movimentações financeiras realizadas por meio de suas plataformas.
O monitoramento foi ampliado, abrangendo operações via Pix, cartões de crédito e aplicativos de pagamento, como Mercado Pago, PicPay e Nubank, além de bancos digitais. A medida visa reforçar o controle sobre transações financeiras no país e garantir maior transparência no cruzamento de dados fiscais.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Gil do Vigor explicou as mudanças de forma didática:
"Agora, a novidade é que as instituições de pagamento, como Mercado Pago, PicPay, Nubank e outras carteiras digitais, também vão precisar reportar transações acima de R$ 5.000 no Pix para pessoa física e acima de R$ 15.000 para pessoa jurídica. A questão é que os bancos tradicionais já fazem esse reporte, e agora essas instituições também terão que fazer."
Gil ressaltou ainda a importância da transparência fiscal:
"A ideia é que essas instituições entrem no radar da Receita Federal, aumentando a transparência. Assim, quem deve imposto vai ter que pagar, porque está todo mundo pagando. Agora, a diferença é que essas transações serão monitoradas, e a Receita Federal vai verificar se sua declaração de imposto de renda está batendo com a movimentação financeira. Antes, essas instituições de pagamento não tinham essa obrigatoriedade."
@varelanetoficial A Receita Federal implementou, a partir de 1º de janeiro de 2025, novas regras para operadoras de cartões de crédito e plataformas de pagamento. Conforme estabelece a Instrução Normativa 2.219/2024, essas empresas agora precisam enviar, semestralmente, informações detalhadas sobre as movimentações financeiras realizadas por meio de suas plataformas. ? Leia a matéria completa no site ? Link nos stories ? Reprodução / Redes Sociais #varelanet #varela #bahia #salvador #primeiracapitaldobrasil #notícias #r7 ? som original - Varela Net Oficial