Desenrola: Programa do governo facilitará renegociação de dívidas
Projeto está previsto para ser anunciado na próxima semana
Foto: Divulgação
O Governo Federal deve anunciar a criação do programa Desenrola na semana que vem. Produzido para reduzir o número de famílias inadimplentes, o projeto facilitará a renegociação de dívidas de cerca de 40 milhões de brasileiros negativados.
De acordo com informações do g1, o governo irá realizar leilões para obter o maior desconto possível nos débitos de consumidores com bancos, varejistas e companhias de água, gás e telefonia.
O programa é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a corrida eleitoral, ele deu declarações lamentando a atual renda familiar e nível de endividamento dos brasileiros.
Na terça-feira (28), o presidente afirmou que é preciso "encontrar uma saída para libertar os brasileiros do arrocho do crédito". Entre 2020 e 2022, a proporção de famílias endividadas passou de 66,5% para 77,9%, uma alta de 11,4 pontos percentuais.
O programa deverá constar de uma medida provisória (MP) que será enviada ao Congresso Nacional nos próximos dias. A MP será necessária para que o governo tenha autorização legal para intermediar as renegociações com os bancos e as empresas.
Apesar de o Desenrola estar previsto para a próxima semana, haverá um tempo para a implementação, já que será necessária uma grande estrutura tecnológica para integrar os dados das instituições financeiras com os birôs de crédito.
O programa vai renegociar dívidas de até R$ 5 mil de cerca de 40 milhões de consumidores negativados com renda de até 2 salários mínimos, incluindo beneficiários do Bolsa Família.