Notícias
Política
Deputados elaboram plano para pedir cancelamento de passaporte de Alexandre de Moraes à Donald Trump

Deputados elaboram plano para pedir cancelamento de passaporte de Alexandre de Moraes à Donald Trump

Aproximadamente 20 deputados brasileiros devem participar da cerimônia

| Autor: Redação

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Deputados apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) planejam pedir ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que suspenda o visto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação será feita durante a viagem dos deputados brasileiros convidados para a posse de Trump, que está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (20).

O ex-presidente Bolsonaro foi convidado para a posse, mas está com o passaporte retido devido a investigações da Polícia Federal e não foi autorizado a deixar o país. Deputados brasileiros, incluindo Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Joaquim Passarinho (PL-PA), Gustavo Gayer (PL-GO), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Bia Kicis (PL-DF), Marcel van Hattem (Novo-RS), Giovani Cherini (PL-RS), Mauricio Marcon (Podemos-RS) e Messias Donato (Republicanos-ES), acreditam que a posse de Trump pode facilitar a aprovação de um projeto no Congresso dos EUA para barrar a entrada de Moraes no país.

Um grupo de cerca de 20 deputados federais brasileiros participará da cerimônia de posse. A proposta de suspender o visto de Moraes é uma resposta à decisão do ministro de impedir Bolsonaro de viajar para os EUA. Um projeto de lei em tramitação no Congresso dos EUA visa barrar a entrada de autoridades estrangeiras acusadas de atentar contra a liberdade de expressão, o que pode facilitar a revogação do visto de Moraes.

Tags

Notícias Relacionadas