Ciro vai seguir decisão do PDT e deve anunciar apoio a Lula nesta terça (4)
Campanha de Lula procura partido para negociar apoio e aliança entre as siglas deve ser selada nas próximas horas
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
O candidato à presidência derrotado, Ciro Gomes (PDT), deve acompanhar a posição do seu partido sobre quem apoiar no segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do próprio presidenciável ao jornal O Globo. A tendência é que a sigla formalize a aliança com o petista ainda nesta terça-feira (4), após a reunião da Executiva da sigla.
Ao fim do primeiro turno, na noite de domingo, Ciro pediu um tempo para anunciar sua decisão. Ele ficou marcado durante a campanha por ter desfarido duros ataques contra Lula. O clima entre os candidatos piorou na reta final, quando o petista adotou a estratégia do voto útil, ou seja, priorizou a prefêrencia de eleitores de Ciro sob argumento de que o pedetista não tinha chance de vencer a eleição e, portanto, a opção por Lula seria o caminho mais eficiente para vencer Bolsonaro.
Contudo, apesar dos embates, a Ciro considera necessário uma unificação do PDT, que saiu enfraquecido da eleição. A legenda perdeu duas cadeiras na Câmara Federal, saindo de 19 para 17 deputados, não conseguiu eleger nenhum de seus candidatos aos governos estaduais.