Notícias
Política
Amizade com Lula pode ser trunfo de Moema na disputa interna do PT pelo governo

Amizade com Lula pode ser trunfo de Moema na disputa interna do PT pelo governo

Prefeita de Lauro de Freitas desponta como um dos nomes fortes para disputar as eleições como candidata pelo partido dos Trabalhadores ao governo da Bahia; Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues também estão na competição interna

| Autor: Redação

Foto:

Um dos três nomes colocados na mesa pela cúpula petista para representar o partido na eleição para o governo da Bahia, que acontece em outubro, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, tem um forte trunfo que deve pesar na hora da escolha: a proximidade com o ex-presidente Lula. 

Dentro do PT baiano, Moema, que é uma das fundadoras do partido no estado, é vista como uma petista raiz, o que ainda pode gerar uma identificação entre a prefeita de Lauro e os eleitores mais ferrenhos do partido, colaborando para uma dobradinha nas urnas com Lula, que tentará o terceiro mandato no Palácio do Planalto. Vale lembrar que durante o período em que o líder petista esteve preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, entre 2018 e 2019, Moema foi uma das defensoras mais ferrenhas da inocência e soltura de Lula. 

Moema Gramacho também é tida como a favorita do senador Jaques Wagner, que desistiu da sua candidatura a governador, entre as opções colocadas (Moema, Jerônimo Rodrigues e Luiz Caetano), fator que deve ser levado em consideração para a tomada de decisão da cúpula estadual petista. Pesa também a favor o desempenho da prefeita nas urnas. Atualmente, Moema está em seu quarto mandato no Executivo Municipal de Lauro de Freitas, principal cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e terceira mais populosa, o que pode acirrar a disputa com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). Além das vitórias em Lauro (2004, 2008, 2016 e 2020), Moema Gramacho foi deputada estadual entre 1997 e 2005, e deputada federal entre 2015 e 2017, renunciando ao último mandato para retornar ao comando de Lauro. 

Caso seja a candidata petista ao governo da Bahia, Moema Gramacho será a primeira mulher a ser indicada ao posto pelo partido. Sendo eleita, Moema ainda será a primeira mulher a governar o estado, que nunca teve uma mulher em um cargo executivo eletivo. O PT deve apresentar o escolhido para disputar o governo até o final desta semana. 

Tags

Notícias Relacionadas