ALBA define nova data para eleições da Mesa Diretora
Inicialmente prevista para 1º de fevereiro, a escolha foi adiada para o dia 3, às 14h30
Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes, anunciou a alteração da data da eleição para a composição da Mesa Diretora da Casa no biênio 2025-2027. Inicialmente prevista para 1º de fevereiro, a escolha foi adiada para o dia 3, às 14h30.
Com a reeleição de Menezes considerada certa para um terceiro mandato consecutivo, as atenções se voltam para a disputa pelas demais posições que integram a Mesa. O cargo mais disputado é a 1ª vice-presidência, motivo de embates internos entre partidos aliados.
A 1ª vice-presidência tornou-se um ponto estratégico na composição da Mesa, especialmente diante de possíveis inseguranças jurídicas envolvendo o novo mandato de Adolfo Menezes. Caso ele seja destituído por decisões judiciais, o vice-presidente terá a responsabilidade de convocar uma nova eleição.
O Partido dos Trabalhadores (PT), que lidera a base governista na ALBA, reivindica a vaga e apresenta o nome de Rosemberg Pinto, atual líder do governo, como favorito. No entanto, o PSD também pleiteia a posição, com Angelo Coronel Filho surgindo como principal alternativa.