Notícias
Política
“A gente não pode demorar", diz Lula sobre legalização de quilombos no Brasil

“A gente não pode demorar", diz Lula sobre legalização de quilombos no Brasil

Declaração foi dada nesta quarta-feira (28) durante discurso no lançamento do Plano Safra, que ocorreu no Palácio do Planalto

| Autor: Redação

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quarta-feira (28), que o governo federal deve se organizar para legalizar “o máximo possível” de quilombos ao redor do Brasil. A declaração foi dada durante discurso do petista no lançamento do Plano Safra, que ocorreu no Palácio do Planalto, localizado em Brasília-DF. 

“A gente não pode demorar muito. Nós precisamos tentar legalizar o máximo de quilombos possível que a gente puder no Brasil, para dar cidadania a essa gente”, afirmou Lula. 

O líder brasileiro também aproveitou a oportunidade para criticar a lentidão do processo de regularização prestado aos quilombos ao relembrar o caso de uma comunidade que solicitou o processo há 15 anos, época em que o petista estava em seu segundo mandato. O processo ainda não foi concluído. 
 
"Quando era presidente a gente reconheceu um quilombo na cidade de Contagem (MG). Eu fui lá o ano passado. Esse quilombo não foi legalizado ainda. Entre o tempo que eu fui presidente e [o tempo] em que voltei lá se passaram 15 anos. E a gente não conseguiu legalizar", disse Lula. 

Tags

Notícias Relacionadas