Violência é a maior preocupação dos brasileiros, aponta pesquisa
Levantamento da Genial/Quaest revela crescimento expressivo da preocupação com a segurança pública
Foto: Rafael Martins/GOV-BA
A violência e a falta de segurança pública são as maiores preocupações dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pela Genial/Quaest na última terça-feira (1). O levantamento mostra que 29% dos entrevistados consideram a criminalidade o principal problema enfrentado pelo país atualmente.
Os dados indicam uma crescente inquietação da população com a segurança. Em dezembro de 2023, apenas 10% dos entrevistados mencionavam a violência como a principal preocupação. Esse percentual subiu para 19% em julho do ano passado e agora atingiu 29%.
Outras questões sociais aparecem em segundo lugar no ranking de preocupações dos brasileiros, com 23%. Na sequência, a economia é citada por 19% dos entrevistados.
A pesquisa também revelou preocupação com outras áreas: a saúde foi mencionada por 12% dos brasileiros, seguida pela corrupção (10%) e a educação (7%).
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de março, com a participação de 2.004 brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%.