Vice-governador Geraldo Junior fala sobre a eficácia do reconhecimento facial
Serão implantadas 1.500 novas câmeras
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Durante o evento de apresentação das operações policiais para o Carnaval de 2025, o vice-governador Geraldo Junior destacou a eficácia das câmeras de reconhecimento facial no combate à criminalidade durante o período festivo. Além dos quase 40 mil homens e mulheres envolvidos na segurança pública, 1.500 câmeras foram instaladas nos circuitos para reconhecimento facial, contagem de público e monitoramento das áreas de festa.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a tecnologia tem sido fundamental para o sucesso das operações de segurança. Em menos de dois meses, 285 pessoas foram presas, um número recorde, o que comprova a eficácia dessa "arma" importante para as operações de carnaval.
Geraldo Junior também reforçou a importância dessa tecnologia para garantir a segurança de forma pacífica e segura para a população.
"A inteligência funciona nas forças de polícia. O secretário Marcelo Werner tem destacado isso. São quantas prisões sem o uso de arma de fogo, realizadas apenas por meio de reconhecimento facial. A doutora Luiza, na última semana, encaminhou um comentário destacando que, desde o nosso primeiro ano de governo, mais de 165 mil inquéritos foram concluídos e encaminhados à Justiça. São ações que começam com a inteligência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Polícia Técnica e da Polícia Civil.", declarou.