Estudante da UFBA é executado a tiros em Salvador
Crime aconteceu no bairro Jardim Santo Inácio. Thauan Lima Santos cursava Artes na universidade federal
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um barbeiro de 24 anos foi morto na tarde de sexta-feira (18), em uma praça do bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Thauan Lima Santos. Testemunhas contam que o jovem tinha parado para falar com amigos, que jogavam um "baba de saia", confraternização de moradores da região, quando foi alvejado por tiros. Os autores do crime chegaram no local em um carro e, após atingirem Thauan, fugiram.
A autoria e motivação do crime são investigados pela 2ª Delegacia de Homicídio (DH/Central), fica no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento dele.
A família informou que não sabe o que pode ter motivado o assassinato, porque o barbeiro não tinha envolvimento com a criminalidade. Eles acreditam que o alvo pode ter sido outra pessoa ou que o jovem foi confundido: "Ele dizia que ia vencer sendo preto, do cabelo crespo e com a roupa folgada. A maior arma que Thauan tinha era a arte dele", contou a amiga da família, Fabiane. "Nós perdemos verdadeiramente alguém que faria diferença em toda comunidade preta. Não perdemos só mais um preto para estatística, perdemos um menino buscador dos seus sonhos e que sonhava em vencer com outras pessoas", lamentou.
Thauan Lima Santos, além de trabalhar como barbeiro, era estudante de artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde cursava o 2° semestre. No bairro, ele costumava a inspirar jovens a realizar sonhos, empreender e estudar: "Um menino esforçado, que fazia UFBA, sonhava em ser professor e tirar os meninos da periferia desse mundo de criminalidade. Fazia trabalho voluntário direto com a molecada no dias das crianças, Natal", disse o amigo de Thauan, Fagner Oliveira.
A Universidade Federal da Bahia publicou uma nota lamentando o caso. Confira:
"A Universidade Federal da Bahia, enlutada, lamenta profundamente a morte do estudante Thauan Lima Santos, 24 anos, assassinado na última sexta-feira (18 de abril), em circunstâncias que exigem total apuração.
Thauan Lima Santos era estudante de graduação da UFBA, matriculado no curso de Desenho e Plástica da Escola Belas Artes. Era também barbeiro, trabalhando em sua barbearia no bairro Jardim Santo Inácio, onde residia. Notícias da imprensa dão conta do tiroteio fortuito que atingiu Thauan em uma praça do bairro, num fim de tarde de feriado.
A UFBA se solidariza com os familiares, amigos e colegas de Thauan, ao tempo em que reafirma a exortação às autoridades para o enfrentamento à violência que aflige a sociedade, combate alicerçado no respeito aos direitos humanos, fundamental para o restabelecimento do império da lei em todo o território nacional".